sexta-feira, 17 de abril de 2009

O professor como animador da inteligência

A cada dia a tecnologia invade um pouco mais os ambientes de trabalho, os recursos trazidos por ela são muitos; automação, interação, compactação, mas a velocidade na transmissão da informação, é sem dúvidas um dos mais atraentes.


É essa capacidade de levar informação com dinamismo, que atrai agora os professores. A possibilidade do aluno ter uma máquina em suas mãos, que pode levá-lo à outras culturas, outras realidades, outros ambientes, proporciona um ambiente riquíssimo para auquisição do conhecimento através da experiencia construtivista e socio-interacionista.


O laboratório de informática é um dos locais onde o aluno pode aprender tanto através da sua própria experimentação, como a partir da interação com os colegas. Sendo assim nesse ambiente o professor atua mais como um instigador, um animador de inteligências, que coloca situações-problema que estimulem os alunos a pesquisar, a raciocinar, refletir e analisar as informações trazidas através do computador.


O mais importante é que o professor não perca a consciência da sua importância dentro da sala de aula, que não jogue sua responsabilidade de ajudar, avaliar, escutar e entender seus alunos para o computador.

1 comentário: